Brazópolis, 17 de Outubro de 2017

Fatos Pitorescos - Praça Abelardo Sebastião Vergueiro /Praça da Bíblia

Praça Abelardo Sebastião Vergueiro /Praça da Bíblia: "Há lei específica para as duas denominações" (Logradouros de Brazópolis, pág. 123-Isa de Faria Guimarães).

Segundo a historiadora a Praça, anteriormente denominava-se Praça João Pessoa e pela Lei nº 73/65, de 18 de setembro de 1965, passou a denominar-se Praça Professor Abelardo Sebastião Vergueiro, posteriormente, com a Lei Municipal 548, de 7 de maio de 2001, recebeu a denominação de "Praça da Bíblia e Abelardo Sebastião Vergueiro".Curioso o fato de uma Praça ter mais de uma denominação.

O Professor Abelardo Sebastião Vergueiro, faleceu em 14 de julho de 1964, aos 36(trinta e seis) anos de idade, vítima de acidente na "Fernão Dias", quando retornava de Belo Horizonte.

Nasceu em Brazópolis em 14 de julho de 1928.Cursou seis anos o Seminário Sagrados Corações da Escola Apostólica de Pirassununga, formou-se em teologia pelo seminário maior e, segundo João Lopes de Paiva, em artigo publicado o Brazópolis de maio de 1983, Abelardo foi: "... Acima do mestre exímio, do catedrático ilustre, do jornalista primoroso empreendeu em sua trajetória luminosa a extraordinária vocação de educador, vulto excepcional que conquistou um lugar na história de Brazópolis". Em São Paulo, trabalhou como revisor do Jornal "O Estado de São Paulo", lecionou em cursos médios. Em Brazópolis foi, em 1959, redator do órgão oficial, suplente de vereador, diretor interno do Ginásio Brazópolis, de 1959 a 1964, hoje Escola Estadual Presidente Wenceslau, criador do primeiro curso ginasial noturno no município e fundador do Colégio Comercial Brazópolis, implantando o Setor Local da CNEG mais tarde CNEC, ou seja, Campanha Nacional de Educandários Gratuitos, substituído por Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, instalando o "Curso Técnico de Contabilidade".

Este era o "Seu Abelardo", com quem convivi como no internato do Ginásio. Sozinho construiu uma quadra de esportes e arquibancadas no Ginásio Brazópolis, munido de picareta, enxadão, pá e carrinho de mão, nas horas vagas, domingos e feriados, cavava, aterrava, levantava as bases.Fazendo bailes e festas da “Boa Vizinhança”, angariava recursos para as obras. Os melhoramentos por ele realizados foram publicados no jornal "Brazópolis" de 21 de junho de 1964. Pouco tempo depois à notícia, no dia 18 de julho de 1964, a notícia do trágico acontecimento que o tiraria do convívio com os brasopolenses.

Roberto Rezende Vilela, em "Crônica a um idealista desaparecido", assim se referiu a "Seu Abelardo": "O Abelardo cultivou a terra, lançou a semente de seu ideal, a viu germinar, mas não pode tratar do rebento, pois Deus o chamou para junto de seu seio. E agora?!..."

Rafael Dandréia, em crônica, Brazópolis de 9 de agosto de 1964, diz o seguinte: "Um gigante abatido em campo de batalha... um gigante que procurava a felicidade de seus discípulos, que procurou a minha felicidade. Mais uma esperança morta, mais uma vaga insubstituível; mais alegria no céu, mais um herói vencido na terra".Finaliza com estas palavras: Novamente olho para o infinito, e desta vez...choro... e suplico aos céus, para que faça nascer na terra de São Caetano um novo Abelardo Vergueiro.

Em 08/07/2007, na ABLH, ocupando a cadeira cujo patrono é o Professor Abelardo Sebastião Vergueiro, escrevi, no panegírico, o seguinte: "O Colégio Comercial de Brazópolis, cujas bases tinha lançado, foi construído com a ajuda da comunidade e de abnegados brasopolenses, e durante muitos anos foi o único curso técnico na cidade. A CENEG- Campanha Nacional de Educandários Gratuitos se transformou em CNEC- Campanha Nacional de Escolas da Comunidade. O Curso Técnico de Contabilidade não mais existe, mais o prédio da CENEC permanece imponente, servindo a educação dos filhos de Brazópolis, a herança do professor Abelardo , do qual fui discípulo e admirador.

A homenagem ao Professor Abelardo na referida Praça, às margens da Av. Cel. Braz, deve ser mantida para preservar nossa história.

José Mauro Noronha

Assessor Jurídico da Câmara Municipal de Brazópolis