Brazópolis, 17 de Outubro de 2017

Fatos Pitorescos - Encontro casual

Conheci o Dr. Sérgio de Paulo Petta e sua esposa Carla, há muitos anos, quando vieram do Guarujá. O nosso primeiro contato, a mais de 30 anos, foi profissional, na época o mesmo havia adquirido um Sítio em Brazópolis. Desse primeiro encontro nasceu uma simpatia pelo casal, que se tornou em uma amizade sincera, com poucos contatos, por obvias razões.

O que realmente interessa foi a grata surpresa, mais uma vez em encontro casual, quando o casal saia de viagem para o Guarujá, nesta primeira semana do mês de agosto, em que recebi o convite do Dr. Sérgio, para o lançamento dos livros Aventuras e Receitas da Pericolina & O Cultivo de Alcaparreiras sendo presenteado com um volume autografado de “O Cultivo de Alcaparreiras”.

O Dr. Sérgio é uma dessas raras pessoas “sonhadoras”, cujos sonhos não ficam só no imaginário, sonha com os pés no chão, e escolheu nossa cidade para realizá-lo, sendo o pioneiro no cultivo de alcaparreiras. Além de promover nossa Cidade, lança sua obra na Bienal Internacional do Livro, no período de 12 a 22 de agosto de 2010, que será, segundo ele, traduzido para o italiano.

Numa linguagem pura vai desde a origem da planta, mediterrânea, suas experiências na germinação da planta, os resultados positivos do cultivo no Município de Brazópolis, terminando com a apresentação do gráfico positivo no final da obra. O livro além das inúmeras ilustrações da Itália e de nosso Município, além da fácil leitura, é acima de tudo didático e inspirador. Lembra os nossos pioneiros no cultivo do café, do arroz e do fumo, da introdução da apicultura, nozes, etc., que será objeto de comentário em outra ocasião.

Simplificando: a Alcaparra é planta rústica de clima temperado, de origem mediterrânea, no semi-árido, cujos botões florais são utilizados como condimento na culinária.

Como todo pioneiro, o Dr. Sérgio faz de seu trabalho uma missão procurando transformar as pessoas e a sociedade, objetivando o fim comum, sem pedir nada em troca, buscando alternativas de rendas para os pequenos proprietários rurais. Merece o Dr. Sérgio a atenção das autoridades municipais e dos órgãos técnicos responsáveis pela agricultura de Brazópolis para que, quem sabe, no futuro Brazópolis se torne um pólo produtor de Alcaparras.

José Mauro Noronha - 04 de agosto de 2010